20 anos

Fórum

FÓRUM 4 Cidades, porque sim!

Vinte anos passados sobre o Projeto “À Descoberta das 4 cidades”, vale a pena parar a rotina dos dias, refletir sobre o passado, alicerçar o presente e projetar o futuro.

Retenho na memória a timidez dos alunos que pela primeira iniciaram esta caminhada na escola de Aldeia de Joanes - Fundão. À sua espera estavam aqueles que, apressadamente antecipavam as boas vindas. Sentados no muro que rodeava a escola, os sorrisos cruzavam-se, invadindo este espaço, alastrando-se de imediato a outras escolas das 4 cidades irmãs: Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António.

À sombra da velha macieira que povoava um dos cantos do recreio, castigada pelos anos e pelo calor do Verão, estavam as “entidades locais” rodeadas de cestas de cerejas, ávidas de saciarem os olhos brilhantes, mas também o estômago destes pequenos/novos amigos.

E, como a conversa…é como as cerejas, de imediato criaram-se as condições para o início de uma jornada que dura já 20 anos, simbolizada através do caracol – bicho lento, mas persistente, tal como o desafio que então se apresentava e que viria a proporcionar vivências inesquecíveis a milhares de alunos e professores.

A liberdade de oportunidades, ofertada pela Revolução dos Cravos, permitiu a todos os alunos, sem exceção, participarem em contextos de aprendizagens e sociabilização diferenciados, enriquecendo, assim, a sua formação enquanto alunos e cidadãos de plenos direitos.

A participação da escola no estudo local contribuiu, grandemente, para um melhor conhecimento da história (material e imaterial), da fauna e flora de cada região do país abrangidas por este projeto. De salientar o papel decisivo que tiveram as produções, (exposições, livros, postais, CD, puzzles, boletim, brochuras…) como “pegada cultural” na história destas cidades.

Neste contexto, uma palavra de apreço para todos os eleitos das autarquias destas “cidades irmãs” que, ao longo de duas décadas, souberam dignificar a escola pública, e colocaram os objetivos deste projeto na agenda das suas prioridades.

Por último, quero destacar a importância do professor, enquanto verdadeiro “mestre” das aprendizagens e dinamizador das relações humanas entre os vários intervenientes, no processo de formação global de cada individuo.

Joaquim Gouveia, Coordenador do Projeto “À Descoberta das 4 Cidades”

20 anos

Fórum 4 cidades